
Sistema de Gestão (ISO 9001)
A ISO 9001:2015 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, para que esta demonstre sua SUSTENTABILIDADE e capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aumentando a sua satisfação. Também leva em consideração o estudos de riscos e oportunidades ao negócio e o contexto interno e externo que envolve a organização.
OBJETIVO
O objetivo da ISO 9001:2015 é fornecer uma gestão de negócio que mantenha a empresa em situação sustentável, além complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, de forma a implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados internos e externos
Sua implementação é baseada no ciclo PDCA e no estudos de riscos e oportunidades da organização:
• Planejar (P - Plan) - Entender o contexto interno e externo da organização, Avaliar os riscos e oportunidades, Estabelecer objetivos e processos, Definir os resultados esperados para os Clientes e para a Organização
• Fazer (D - Do) - Implementar os processos e as ações para a sustentabilidade do negócio
• Verificar (C – Check) - Monitorar e Medir os Processos, os Produtos, a Percepção do Cliente e a evolução do Contexto Interno e Externo
• Agir (A – Act) - Agir para melhorar continuamente o desempenho
BENEFÍCIOS
Alguns dos principais benefícios da certificação ISO 9001:
• Melhoria do desempenho no fornecimento de produtos/serviços e, portanto, níveis mais altos de satisfação dos clientes
• Melhoria da percepção dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização
• Melhoria da produtividade e eficiência, o que leva a reduções de custo
• Melhoria da comunicação, da moral e da satisfação no trabalho
• Vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas